Pages

twitterfacebookfacebook

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Experimento da Colher

Como fazer?
Pegue uma colher de sopa, que não esteja tão arranhada e muito menos suja.
Depois filme a parte interna e externa da colher mostrando respectivamente as partes côncavas e convexas.



A parte interna da colher (onde se coloca a comida): espelho côncavo
Parte traseira da colher (externa): espelho convexo

Por que a parte interna da colher reflete invertida?
Pois a parte interna é côncava e a externa convexa.

Por que isso acontece?
A parte interna das colheres de metal funciona como um espelho côncavo e, segundo uma lei da Óptica, a imagem refletida é sempre a real (pode ser projetada em um anteparo), menor e invertida em relação ao objeto. O outro lado da colher é um espelho convexo e produz imagens virtuais (não reais) maiores e não invertidas.

Para saber mais...

Espelho côncavo:
Um espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor. Dependendo da posição que o objeto ocupa diante desse espelho podemos obter uma imagem conjugada real ou ainda virtual,quando o objeto situa-se sobre o plano focal do espelho. A sua orientação pode apresentar-se direita ou invertida, respectivamente, para imagens virtuais e reais, dependendo da posição do objeto em relação ao espelho.

Espelho convexo:
Um espelho convexo é um espelho que se caracteriza fisicamente por apresentar a sua superfície esférica externa como face refletora. Os raios de luz incidentes nesse espelho refletem de forma divergente e tem seus prolongamentos direcionados para o que se encontra no lado posterior do espelho. Assim, as imagens conjugadas por um objeto real, tem natureza virtual e seu tamanho é sempre menor em relação ao objeto sendo orientadas no mesmo sentido do objeto, portando direitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário